terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DESISTIR DO ACENTO AGUDO, JAMAIS.

Feiura. É assim que querem que a gente escreva, a partir de 2009 e com a maldita obrigatoriedade em 2010. Ai, gente, eu me recuso. Tiram o acento agudo de trocentas palavras, tiram a poesia do português. E para completar, vêem, lêem, e outras queridas que se utilizam do chapeuzinho (=D) agora terão de cometer assassinato. Acredito que queiram simplificar para os que não LÊEM porra nenhuma, para que não precisem pensar onde fica o circunflexo. Caralho, daqui há alguns anos, simplesmente vão querer engolir todos os acentos da língua portuguesa! Me recuso a ficar sem o trema, sem o tracinho que traz mais entonação à palavra. Super me recuso a acreditar que a saída é facilitar a escrita tirando a beleza da língua. Vôo agora será voo; nada mais que dois "ós" juntos, sem nenhum destaquezinho para aquele que enfatizamos. Triste.
Eu estou revoltada. Desde a minha infância fui uma viciada em gramática; o português, o inglês, a geografia e a história eram as matérias que me faziam me perder dos horários. Exceto, é claro, quando eu conversava feito uma vaca torta. Maaaansssss, na minha época de colégio e de aulas de gramática, as coisas eram mais divertidas. Tá, já haviam tirado o acento circunflexo do pôr, haviam retirado acentos de vários lugares, porque os acentos, até alguns anos, estavam onde estava a entonação. Ler, por exemplo, tinha acento. Mas vá lá, sem o chapéu não ficou tão ruim assim. Mas FEIURA? Porra, sinto como a música de Calcinha Preta (grande referência, grande referência) - Tá faltando alguma coisa em mim, porque uma parte está aquiii, a outra ficou com vocÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊÊ.

Se tirarem o acento do você, é o fim.

E eu continuarei escrevendo feiúra, neste cacete. Se Saramago pode não usar vírgulas e ter parágrafos imensos, eu posso manter meus acentos. Porra.

Um pêésse: ontem, zapeando a tevê num feriado podre, comia minha querida farofa de manteiga enquanto parava num programa ridículo da m-ti-vi. Um negócio para arranjar alguém para não-sei-quem. Daí, tinha um quadro que era conversa no msn. A garota escolheu um bofe para conversar via msn. Filhinho de papai, como provavelmente todos eram por ali. A conversa:

- Oi!
- Oooooooi!
- Então, o que você gosta de fazer?
- Eu gosto de sai , de me divertir
- Eu gosto de natação.
- Sério? Eu também adoro natação!
- Hummm, então você é musculoso?!?!
- Eu so, rsrsrsrsrsrsrsrs..

Como assim? ALGUÉM ESQUECEU A PORRA DO INFINITIVO? SAI??? Sai de onde? Sai pra quê? Eu gosto de sai-a? E Eu so? Ele tava tentando falar inglês? Tipo, Eu?so so. (eu? Mais ou menos). Como dizia minha querida Dercy:


HÁTOMANOCU, PORRA!