terça-feira, 17 de março de 2009

Ah...o desenho.



Meu ex namorado desenha bem, muito bem. Soube recentemente que passou em todos os vestibulares que queria, que bom. Acho que ele desenha melhor do que qualquer pessoa que eu já conheci. E é natural, com toda a prática que ele tem. Quando o conheci eu já estava trabalhando com ilustração, mas parei, porque sentia que meus desenhos eram infinitamente inferiores aos dele.


Depois de recomeçar (e ter terminado com o bofe) a desenhar, comecei a, de fato, estudar desenho. Acabei por descobrir que bons desenhistas não são somente aqueles com um traço perfeito, porque, como pude perceber com a mudança do meu traço ao longo do tempo (e da persistência), técnica e traço perfeitos são adquiridos com o tempo, não são um "dom" que recebemos "divinamente" quando nascemos. É como tocar violão ou adquirir qualquer outra habilidade. O que faz um bom ilustrador é a criatividade. Algo que, diariamente, luto para expandir. A capacidade de desenhistas de olhar para o papel e, a partir de uma idéia, desenvolver uma imagem é, para mim, uma coisa maravilhosa. E isso não significa copiar uma foto; significa criar. Todos os dias me encho de referências, leituras e obras de outros designers, pintores e ilustradores, para que eu mesma possa desenvolver o MEU estilo cada vez mais.


Isso meu ex mesmo disse que não possuía. Era um ótimo "copiador", mas não tinha estilo.


Esse é meu maior desafio. Aprender a técnica sem perder o estilo. Se um dia eu tiver a habilidade de desenhar EXATAMENTE o que eu estou pensando, eu me dou por satisfeita...

Mentira...rs. eu nunca me satisfaço.

( A imagem acima é de Cris Eich. Está no site citado na ilustra e no http://www.sib.org.br/ (Sociedade de Ilustradores do Brasil)).